Siga-nos

JUSTIÇA

8 de Janeiro: PF faz operação em 11 Estados e no DF

Publicado

em

Nesta segunda-feira (8), a Polícia Federal realiza operação contra suspeitos de financiar e incentivar os atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

São 47 ordens judiciais, incluindo 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Os alvos não tiveram seus nomes divulgados até o momento. As ações ocorrem no Distrito Federal e em vários estados do Brasil.

A ação está devidamente autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes também ordenou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. De acordo com as apurações, os danos ao patrimônio público aproximam-se dos R$ 40 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, as ações realizadas nesta segunda-feira integram a 23ª fase da operação Lesa Pátria, que foi iniciada no dia seguinte aos eventos golpistas com o propósito de investigar os envolvidos, financiadores e mentores do referido episódio.

As investigações subsidiaram o relatório da CPI dos Atos Golpistas no Congresso e as decisões do ministro Alexandre de Moraes nos processos relacionados aos eventos. Segundo informações do STF, 146 réus serão julgados até abril de 2024 em 10 sessões virtuais, e outras 29 ações penais serão retomadas a partir de fevereiro. Desde setembro, a Corte já condenou 30 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos.

A operação Lesa Pátria é tratada como permanente pela PF, investigando suspeitos por seis crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, entre outros.

Continue Reading
Deixar um comentário

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos