economia
OCDE anuncia aprovação do plano de entrada do Brasil ao clube de PAÍSES RICOS
Nesta sexta-feira, 10, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), deu início, de modo formal, ao documento que trilha todos os procedimentos para a entrada do Brasil no grupo.
O aval ao chamado “Accession Roadmap” (Roteiro de Acessão, em tradução livre) é um dos quesitos obrigatórios para que um novo membro faça parte da OCDE.
O relatório apresenta uma série de contrapartidas e condições necessárias para que a admissão seja concluída. Com isso, comissões da OCDE devem avaliar tecnicamente as práticas e as políticas do Brasil em diversos assuntos, desde área econômica a meio ambiente.
O secretário-geral da entidade, Mathias Cormann, virá ao país no dia 22 de junho e será recebido pelo Presidente Bolsonaro, que deve marcar, de forma simbólica, o processo de adesão do Brasil ao clube de países ricos.
A nota conjunta explicou os passos a seguir. Agora, a OCDE examinará se as políticas de cada país cumprem as diretrizes da organização e proporá ajustes, se necessário, até o processo de adesão plena. “Na sequência, terá início o exame das políticas e práticas nacionais pelos comitês temáticos da organização. Nessa fase, o Brasil terá a oportunidade de revisitar políticas e iniciativas nacionais à luz das diretrizes e recomendações da OCDE”, esclareceu.