Brasil
FACT-CHECK: É FALSO QUE BOLSONARO SE RECUSOU A SER SABATINADO NO JORNAL NACIONAL
É falso que Jair Messias Bolsonaro (PL), presidente em exercício e pré-candidato a reeleição, tenha se recusado a participar de sabatina do Jornal Nacional.
Segundo informações da acessória presidencial e confirmadas pelo Site G1 em matéria no dia de hoje (05), o que houve foi uma má interpretação do grupo de comunicação. Em um e-mail da equipe do governo, enviado quinta-feira (04), era explicitado a vontade do presidente em que sua sabatina fosse em Brasília, na Alvorada. O pedido do presidente não é incomum, dado que a ex-presidente Dilma Rousseff, durante seu primeiro mandato foi sabatinada em Brasília, na pré-campanha de sua reeleição em 2014.
Mas como o grupo Globo decidiu por sabatinar os pré-candidatos na sede da empresa no Rio de Janeiro, se veio a crer falsamente que havia uma recusa da participação do presidente, o que foi negado na manhã desta sexta-feira (05) pela equipe do presidente.
Segundo a matéria do G1, ”a Globo reiterou que a entrevista não poderia ser realizada em Brasília e considerou que o convite fora recusado”. O que não foi explicitado em nenhum momento pela equipe presidencial.
Apesar disso, houve a confirmação que o presidente participará das sabatinas do Jornal Nacional no dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro.