Política
Entre Amigos: Festa de fim de ano de Lula será na casa de Barroso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoverá um jantar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça-feira (19) para estreitar relações políticas e partidárias. A “confraternização de fim de ano” acontecerá na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva.
Apesar de pregar independência em relação à Corte, Lula busca alinhamento com interesses governamentais, incluindo a reconciliação após o voto favorável do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), à proposta que limita decisões monocráticas dos ministros. O voto desagradou membros do partido e ministros do STF, resultando em críticas ao Legislativo.
O governo contornou a situação ao indicar sugestões dos ministros para a Procuradoria-Geral da República (Paulo Gonet) e para a própria Corte (Flávio Dino). No entanto, essas indicações também refletem outros interesses políticos de Lula com o STF.