Siga-nos

JUSTIÇA

8 de Janeiro: PF faz operação em 11 Estados e no DF

Publicado

em

Nesta segunda-feira (8), a Polícia Federal realiza operação contra suspeitos de financiar e incentivar os atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023.

São 47 ordens judiciais, incluindo 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Os alvos não tiveram seus nomes divulgados até o momento. As ações ocorrem no Distrito Federal e em vários estados do Brasil.

A ação está devidamente autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes também ordenou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. De acordo com as apurações, os danos ao patrimônio público aproximam-se dos R$ 40 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, as ações realizadas nesta segunda-feira integram a 23ª fase da operação Lesa Pátria, que foi iniciada no dia seguinte aos eventos golpistas com o propósito de investigar os envolvidos, financiadores e mentores do referido episódio.

As investigações subsidiaram o relatório da CPI dos Atos Golpistas no Congresso e as decisões do ministro Alexandre de Moraes nos processos relacionados aos eventos. Segundo informações do STF, 146 réus serão julgados até abril de 2024 em 10 sessões virtuais, e outras 29 ações penais serão retomadas a partir de fevereiro. Desde setembro, a Corte já condenou 30 pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos.

A operação Lesa Pátria é tratada como permanente pela PF, investigando suspeitos por seis crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa, entre outros.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil