Connect with us

Política

PF investiga desvio de verbas na Cultura do Piauí envolvendo candidato do PT

Published

on

A operação envolve gestões dos secretários Carlos Anchieta e Fábio Novo(PT) durante o governo de Wellington Dias(PT) .

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Federal iniciou a Operação Front Stage, focada em investigar o desvio de recursos públicos ocorridos nos anos de 2020 e 2021 na Secretaria de Cultura do Piauí. As investigações envolvem as gestões dos secretários Carlos Anchieta e Fábio Novo, que é atualmente candidato a prefeito de Teresina, durante o governo de Wellington Dias. A operação visa combater crimes contra a Administração Pública e lavagem de dinheiro, ligados ao favorecimento de certas pessoas jurídicas em editais culturais de 2020, financiados com recursos da Lei Aldir Blanc.

A ação contou com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU), além de aproximadamente 25 policiais federais e dois auditores da CGU/PI, que cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Floriano. As ordens judiciais foram emitidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Investigações

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram a partir de uma denúncia. Durante as apurações realizadas pela PF e CGU, foram identificados vínculos e transações financeiras entre as pessoas jurídicas supostamente favorecidas e agentes públicos da Secretaria. Um dos agentes apresentou um crescimento patrimonial incompatível com seus rendimentos após a realização dos editais culturais mencionados.

Além disso, algumas transações levantaram suspeitas de que parte dos recursos foi transferida para pessoas físicas e jurídicas, que atuariam como laranjas e empresas de fachada, com o objetivo de lavar o dinheiro. No total, as pessoas jurídicas investigadas receberam R$ 1,67 milhão em premiações financiadas pela Lei Aldir Blanc.

Os envolvidos podem ser processados por crimes como associação criminosa, peculato e lavagem de capitais, cujas penas máximas combinadas podem chegar a 25 anos de prisão.

Continue Reading
Click to comment

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil