Mundo
Juiz que mandou prender patriotas na Argentina rejeitou denúncia contra Cristina Kirchner e tem rixa com Milei
O juiz Daniel Rafecas, que atendeu o pedido do ministro da justiça brasileiro Ricardo Lewandowski ao mandar prender 61 brasileiros exilados na Argentina mesmo com pedido de asilo político, tomou essa decisão controversa um ano depois de ter seu nome retirado da lista de indicação para cortes superiores a pedido de Javier Milei.
O atua presidente da Argentina pediu a retirada de 62 nomes indicados pelo ex-presidente Alberto Fernandes. Concidentemente, o juiz mandou prender 61 brasileiros que tem proteção internacional do governo Argentino através do asilo político.
O juiz que mandou prender os brasileiros com asilo político, é o mesmo que rejeitou queixa-crime contra Cristina Kirchner, símbolo da esquerda argentina. A aliança do juiz com o ex-presidente de esquerda apresentou uma decisão política e persecutória contra os brasileiros.
O presidente Javier Milei, grande defensor da liberdade, não tem prerrogativas como chefe do poder executivo para intervir em decisões judiciais, que pode apenas ser revertida por um juiz de garantias ou por outras instancias judiciais.