Siga-nos

Brasil

Amazônia concentra 90% da área queimada no Brasil no primeiro bimestre

Publicado

em

A Amazônia foi o bioma que mais sofreu com as queimadas nos dois primeiros meses de 2023. Com 487 mil hectares atingidos pelo fogo, a área representa 90% de tudo o que queimou no país no primeiro bimestre.

Nesta segunda-feira (13/3), os dados foram divulgados pelo Monitor do Fogo, iniciativa do MapBiomas em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

De acordo com os dados, entre os estados em todos os biomas, Roraima foi o que mais queimou nos meses de janeiro e fevereiro. Foram 259 mil hectares, ou 48% de toda a área queimada no Brasil. Roraima, Mato Grosso e Pará concentram 79% do fogo ocorrido no Brasil no período.

As formações campestres foram as mais afetadas: na Amazônia, por exemplo, os 266 mil hectares que pegaram fogo entre janeiro e fevereiro de 2023 eram desse tipo de vegetação, ou 55% da área queimada no bioma; no Brasil, a proporção chega a 84%.

Segundo a pesquisadora no Ipam responsável pelo Monitor do Fogo, Vera Laisa Arruda, o principal fator para as queimadas na Amazônia nesse período é a ocorrência do fogo em formações campestres, principalmente ao norte do bioma.A especialista acrescenta que as vegetações campestres têm um papel fundamental na manutenção dos ciclos naturais essenciais para a vida, como o do carbono e do nitrogênio, além de contribuírem para a absorção e distribuição de água pelo solo.

“Por essa relação interdependente e complementar, medidas de proteção da biodiversidade devem considerar ecossistemas como um todo para serem efetivas”, disse Arruda.

Mesmo com o número alto de queimadas, a especialista ressalta que a quantidade de queimadas caiu, em relação ao mesmo período de 2022.

“Ainda que seja um número alto para a época de chuvas, é 25% menor que os 654 mil hectares que pegaram fogo no bioma em janeiro e fevereiro do ano passado”, ponderou a pesquisadora.

Continue Reading
3 Comentários

1 Comentário

  1. Schneller Versand von antinaus

    novembro 17, 2023 ás 7:20 pm

    certainly like your website but you have to take a look at the spelling
    on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling issues and
    I in finding it very bothersome to tell the truth
    however I’ll surely come back again.

  2. Online-Verkauf von vermox in Frankreich

    novembro 21, 2023 ás 7:52 am

    Greate article. Keep writing such kind of info on your site.
    Im really impressed by your blog.
    Hey there, You’ve done a fantastic job. I will certainly digg it and in my opinion recommend to
    my friends. I’m sure they’ll be benefited from this site.

  3. It’s awesome to pay a quick visit this web page and reading the views of all colleagues concerning
    this paragraph, while I am also keen of getting know-how.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos