Siga-nos

Brasil

Amazônia registra novo recorde de alertas de desmatamento em fevereiro

Publicado

em

Os alertas de desmatamento na Amazônia Legal bateram recorde para fevereiro antes do fim do mês. Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) hoje apontam que 209 km² foram desmatados até o dia 17. Trata-se do maior patamar para o mês em toda a série histórica, que teve início em 2015.

O Inpe disponibiliza às sextas-feiras informações referentes à semana anterior. Os números do mês de fevereiro estarão fechados no balanço que será divulgado em 3 de março. Os alertas são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que três hectares, tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal.

Em janeiro, como mostramos, foi verificada uma queda de 61% nos alertas de desmatamento na região em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, o Observatório do Clima destacou que a maior cobertura de nuvens no período pode ter contribuído para o recuo e que, portanto, é cedo para atribuir o resultado à mudança no governo federal.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil