Siga-nos

Ciência

Cientistas relacionam vacina da Pzifer com desenvolvimento do autismo

Publicado

em

Uma pesquisa realizada na Turquia evidenciou a relação entre as vacinas da Pfizer e o autismo.

Uma das preocupações em relação às vacinas aplicadas é que elas ainda estavam na fase de estudo III, em que o foco principal é avaliar a relação entre riscos e benefícios a curto e longo prazo, bem como o valor terapêutico do medicamento. Nesta fase, são investigados os tipos e o perfil das reações adversas mais comuns.

Entre as potenciais implicações dessas vacinas, uma chamou a atenção de um grupo de neurocientistas na Turquia.

O grupo de médicos e neurocientistas, liderado pelo professor Mumin Alper Erdogan da Izmir Katip Celebi University, preocupou-se com o desenvolvimento neurológico, especialmente em grupos vulneráveis, como mulheres grávidas e seus descendentes.

No estudo, o grupo investigou a expressão gênica WNT, ou via de sinalização Wnt, relacionada ao desenvolvimento do embrião, os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), ligado à regulação da plasticidade do sistema nervoso, que coordena o crescimento, a diferenciação e o reparo dos neurônios, e sua relação com citocinas específicas, mensageiros químicos para a regulação do sistema imune adaptativo, na expressão de m-TOR. Além disso, analisaram a neuropatologia e os resultados neurocomportamentais relacionados ao autismo em ratos expostos à vacina da Pfizer-BionTech (mRNA BNT162b2) durante a gestação.

Para espanto do grupo de pesquisadores, o resultado da pesquisa recém publicada pela revista Neurochemical Research, editado pela ‘paper’ alemã Springer-Verlag, relacionou as vacinas mudanças significativamente da expressão do gene WNT e os níveis de BDNF em ratos, onde os machos exibiam comportamentos que se assemelha aos do autismo humano, principalmente com baixas contagens neuronais e desempenho motor afetado.

Estes achados indicam influências significativas nas principais vias do desenvolvimento neurológico, mostrando para comunidade médica uma maior a importância de pesquisas mais abrangentes para validar observações em seres humanos e elucidar os mecanismos exatos das vacinas de Covid-19 e seus riscos.

Para os pesquisadores envolvidos é necessário acima de tudo uma compreensão abrangente dos riscos e benefícios da vacinação contra a COVID-19, em especial para grávidas e os riscos dela no desenvolvimento fetal.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil