Siga-nos

Política

Deputados do PT criticam tratamento do Governo Lula e alerta para crise interna

Publicado

em

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) expressaram insatisfação com o tratamento recebido do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um grupo de WhatsApp, de acordo com informações divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. Eles criticaram a administração federal por favorecer o centrão, mesmo quando esse grupo impõe derrotas ao governo no Congresso, atualmente controlando 11 dos 38 ministérios.

“Será que o massacre de ontem vai fazer o governo começar a montar um time de apoio?”, questionou um deputado, cujo nome não foi divulgado. Outro parlamentar expressou frustração, dizendo: “Nunca vi um governo tratar melhor quem vota contra o governo. Nem na época da Dilma aconteceu isso.”

A insatisfação aumentou após a Câmara manter o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro à criação do crime de divulgação de fake news em período eleitoral. As derrotas nas votações intensificaram a crise interna no PT, com temores de uma repetição da instabilidade política que levou ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016. “As derrotas de ontem não acendem só um alerta na Câmara”, escreveu um parlamentar, destacando o aumento de greves e paralisações no serviço público e o risco de contaminação do clima de insatisfação na sociedade.

A derrubada do veto do presidente Lula à saída temporária de presos, a “saidinha”, era considerada uma questão de honra para o PT. O governo mobilizou ministros, incluindo Ricardo Lewandowski (Justiça) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), mas não conseguiu impedir a derrubada. Deputados também expressaram preocupação com o impacto das derrotas nas eleições municipais deste ano. “Estou vendo uma base falsa, sem nenhuma centralização dos líderes e ministros”, escreveu um parlamentar, alertando que o partido pode “perder feio” nas eleições municipais se não mudar a estratégia.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil