Política
Globo é condenada a pagar R$ 9,9 milhões por propaganda enganosa
A TV Globo foi condenada em todas as instâncias devido a uma propaganda enganosa sobre o Campeonato Brasileiro de 2019. A emissora de Roberto Marinho terá que pagar cerca de R$ 9,9 milhões ao Procon-SP, conforme noticiado pela Folha de São Paulo.
De acordo com o órgão, a emissora divulgou que iria transmitir todos os jogos das séries A e B da competição no Premiere e Premiere Play, o serviço pay-per-view de esportes. No entanto, a empresa ainda não havia acertado os direitos de transmissão com Palmeiras e Athletico Paranaense quando a publicidade foi veiculada.
Os jogos do Palmeiras só começaram a ser exibidos pela Globo a partir da 6ª rodada do campeonato. Já as partidas do Athletico Paranaense em casa sequer foram exibidas. O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou o caso em 2022.
Além disso, o magistrado apontou que a emissora induziu o consumidor ao erro com conteúdo parcialmente falso. A “chamada” da propaganda que prometia transmitir todos os jogos foi classificada como imprecisa e incorreta.
A TV Globo não pode mais recorrer da decisão. O Procon utilizará a quantia para campanhas sobre defesa do consumidor.