Siga-nos

Brasil

Governo Lula deve gastar R$ 2,3 milhões em projetos de reforma

Publicado

em

Em meio a cortes no orçamento e dificuldades enfrentadas por universidades e hospitais federais, o governo Lula (PT) deve gastar cerca de R$ 2,3 milhões apenas com projetos e estudos para reformas em prédios públicos da União. A informação consta em dados oficiais do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) e foi levantada por portais de transparência.

Os recursos não são destinados diretamente às obras, mas sim à elaboração de projetos básicos, avaliações e consultorias técnicas para futuras reformas — muitas ainda sem previsão concreta de execução.

Entre os prédios contemplados estão repartições do governo em Brasília, edifícios administrativos de ministérios e até residências funcionais. O montante inclui serviços como modelagem em 3D, análises de estrutura e levantamento topográfico.

A oposição critica o gasto em meio a um cenário de crise fiscal, pressão por mais investimentos em áreas essenciais e promessas do Planalto de “priorizar os mais pobres”. “Enquanto falta dinheiro para universidades, sobra para planejar reformas em prédios de elite em Brasília”, disparou um deputado da oposição.

A execução orçamentária ocorre no momento em que o governo enfrenta dificuldades para recompor verbas discricionárias — como já apontado por associações que representam universidades federais — e prepara o primeiro contingenciamento de 2025, previsto ainda para este mês.

Mesmo sem irregularidades formais, a decisão de investir milhões em estudos técnicos para reformas é considerada, por analistas políticos, um mau sinal político e administrativo, especialmente diante do discurso oficial de austeridade e “responsabilidade social”.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil