Siga-nos

Brasil

Maduro recebe Celso Amorim na Venezuela para “acentuar relações”

Publicado

em

O ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido nesta quarta-feira (8) pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, em Caracas.

A emissora estatal venezuelana VTV transmitiu imagens do encontro e destacou que a visita visa “acentuar as relações diplomáticas entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Federativa do Brasil”.

Maduro recebeu Amorim, que foi assessor de Lula para assuntos internacionais durante a campanha presidencial, acompanhado da primeira-dama Cilia Flores, segundo a VTV, que não deu detalhes do que foi discutido durante o encontro.

As relações entre Brasil e o regime chavista, suspensas desde 2019, foram retomadas com a volta de Lula à presidência no último dia 1º de janeiro.Durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), o Brasil, assim como os Estados Unidos, reconhecia Juan Guaidó como presidente venezuelano.

No final do ano passado, como a estratégia de um governo paralelo não havia resultado na esperada abertura política no país, a oposição decidiu destituí-lo.

Na terça-feira (7), o Vontade Popular (VP), partido liderado por Leopoldo López, anunciou que apresentará Guaidó como candidato nas eleições primárias que o regime chavista realizará em 22 de outubro, visando o pleito presidencial de 2024.

Após os primeiros contatos entre os governos Lula e Maduro, a Assembleia Nacional venezuelana (AN, Parlamento), de maioria chavista, aprovou por unanimidade a nomeação de Manuel Vadell como embaixador no Brasil em fevereiro, depois que o governo brasileiro lhe concedeu credenciais diplomáticas.

Em 18 de janeiro, a Venezuela havia recebido o encarregado de negócios brasileiro no país caribenho, Flávio Macieira.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil