Brasil
MINISTÉRIO DA SAÚDE DECIDE NÃO RECOMENDAR A 4ª DOSE DA VACINA
O CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19) ligado ao Ministério da Saúde e que lida diretamente com o Governo Federal neste assunto, recomendou ao governo em reunião feita na quinta-feira passada, 11 de fevereiro, pela não recomendação da aplicação da 4° dose de reforço dos imunizantes de Covid-19 no Brasil.
O órgão técnico assumiu mediante o atual cenário pandemico de queda em médias móveis e que apenas pessoas com baixa imunidade (imunosuprimidas) apresentam real necessidade de reforçarem a imunização. Foi levado em consideração o fato da comunidade científica não apresentou estudos que venha corrobora com a necessidade de vacinação para não grupo que não apresentam graves comorbidades. Também somasse ao bojo da decisão do CTAI que a grande maioria dos vacinados com as duas primeiras doses estão em sua grande maioria apresentando carga antivíral suficiente para não se infectarem ou apenas apresentando sintomas leves em casos de reinfecção.
Ainda de acordo com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a vontade de alguns gestores, como por exemplo João Doria em São Paulo que já está em vias de aplicar 4° dose em idosos, não estão ajudando de fato no combate ao Covid-19 no país.
“Essa ansiedade em querer aplicar essa quarta dose sem evidência científica também não ajuda o enfrentamento a pandemia”, disse Queiroga.