Política
Musk diz que Nikolas é corajoso após deputado chamar Lula de “ladrão” na ONU
O próprio empresário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), disse nas redes sociais que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é um “homem corajoso”. O comentário ocorreu após o deputado divulgar o vídeo de um discurso que proferiu na Cúpula Transatlântica da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2023. Em depoimento, Nikolas criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que o presidente Lula (PT) é “um ladrão que deve ser preso”.
Protagonizando um conflito com o ministro do STF Alexandre de Moraes, que o bilionário considera um “ditador”, Musk elogiou o deputado ao compartilhar um vídeo. Na publicação, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu que durante o evento teve a oportunidade de “contar ao mundo o que realmente está acontecendo no Brasil” e criticou o pedido da Polícia Federal (PF) e do Procurador-Geral da República ao STF para investigar a convocação.
O deputado também defendeu a criminalização do aborto, dizendo que é preciso formar juízes que “respeitem a profissão docente e façam justiça, e não como alguns STFs que traíram o povo brasileiro e perseguiram seus adversários políticos”.
Os deputados de Bolsonaro usaram a “perseguição” que o tribunal afirma que sofrem, para justificar viagens para “denunciar a censura e a tirania” do Estado brasileiro, tanto os ministros Lula como o STF. A conversa é alimentada pela crise entre Musk e Moraes, principalmente depois que o ministro incluiu o bilionário em uma investigação sobre milícias digitais enquanto ele era investigado por “exploração deliberada” de X. O bilionário critica as 6 ordens de Moraes de sábado para congelar perfis de pessoas que são investigadas por espalharem notícias falsas e ações antidemocráticas. Em nota divulgada pelo juiz, Musk sugeriu que os bloqueios equivaliam a “censura” e que o ministro deveria “renunciar ou sofrer impeachment” por “trair” a constituição brasileira.