Brasil
Nikolas Ferreira aciona PGR após palestra “educando com o c#” na UFMA
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que preside a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, anunciou nesta sexta-feira (18) que acionará a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar possíveis delitos ocorridos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O pedido está relacionado a uma performance de caráter erótico realizada durante o I Encontro de Gênero, promovido pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep), da UFMA. Na ocasião, a historiadora e cantora Tertuliana Lustosa fez uma apresentação em que subiu em uma mesa e levantou o vestido, enquanto cantava frases como “educando com o c*” e “dando aula na sua p***”.
Nas redes sociais, Nikolas informou ter solicitado esclarecimentos dos professores responsáveis pelo grupo de pesquisa que organizou o evento.
— Caso as investigações apontem que houve conhecimento e conivência com o ocorrido, exigirei a demissão de todos os envolvidos — declarou.
O deputado também mencionou a decisão de envolver a PGR.
— Vou apresentar uma recomendação ao Procurador-Geral de Justiça, propondo a abertura de uma investigação para verificar possíveis crimes. Trataremos dessas ações na Comissão de Educação e aguardaremos as medidas que serão tomadas pela PGR — afirmou.