Siga-nos

Mundo

NOVA PANDEMIA: ENTENDA O SURTO DA PNEUMONIA CHINESA QUE JÁ CHEGOU A EUROPA

Publicado

em

As infecções da bactéria Mycoplasma pneumoniae, a pneumonia chinesa, crescem no mundo e preocupa a OMS (Organização Mundial de Saúde). Médicos afirmam que esse surto está diretamente associado à resistência antimicrobiana e à diminuição da imunidade no pós-pandemia da COVID-19. A doença em surto na China, apresenta casos agora no continente Europeu.

Há algumas semanas, a China relatou, por meio de seu Centro Nacional de Saúde, um surto de pneumonia em crianças associado à bactéria Mycoplasma pneumoniae em todo o país. Agora, nas últimas duas semanas, pelo menos nove outros países, incluindo França, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça, País de Gales, Eslovênia e Cingapura, também registraram aumento de infecções pela mesma bactéria, principalmente afetando crianças de até 10 anos.

Autoridades de saúde pública mundial monitoram a incidência global de infecções respiratórias graves e temem uma nova pandemia global por doenças pulmonares, enquanto especialistas, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmam que esse aumento é esperado no período pós-pandemia. Não há evidências de um novo agente patogênico associado a esses surtos, apenas de uma doença conhecida, agora mais resistente para um grupo fragilizado pela imunidade baixa pós-Coronavírus.

O QUE DIZEM OS MÉDICOS

O infectologista Julio Croda, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), o aumento das infecções por Mycoplasma pneumoniae pode estar relacionado às medidas restritivas durante a pandemia, que interromperam a circulação de vírus e bactérias transmitidos pelo ar. Com o relaxamento dessas medidas, esses patógenos comuns, encontram um grande número de pessoas suscetíveis, especialmente crianças que ficaram isoladas devido ao fechamento das escolas e não adquiriram imunidade via anticorpos para lidarem com a doença de forma natural.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos