Siga-nos

Política

PT usa caso do hacker de Janja para passar PL das Fake News

Publicado

em

Nesta terça-feira (12), os apoiadores do governo utilizaram a invasão ao perfil da primeira-dama, Janja, como argumento para apoiar a aprovação do “PL das Fake News” ou “PL da Censura”. Sem mencionar as preocupações com a liberdade de expressão no projeto de lei 2630/20, os governistas defenderam o controle sobre os conteúdos nas redes sociais e exigiram que as grandes empresas de tecnologia punissem crimes já previstos na legislação brasileira.

Na segunda-feira (11), o perfil da primeira-dama na rede social X começou a publicar mensagens ofensivas e xingamentos ao presidente Lula (PT), além de mensagens irônicas de apoio à candidatura do ministro Alexandre de Moraes, do STF, à presidência da República em 2026.

O projeto, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), tem a colaboração de ministros da Suprema Corte e tem recebido críticas de políticos, jornalistas, juristas e das próprias grandes empresas de tecnologia.

Entre os principais pontos desfavoráveis do PL, destacam-se a possibilidade de forçar as plataformas a agirem de maneira mais autoritária na remoção de conteúdos, a centralização da decisão sobre a verdade no Estado, o favorecimento dado aos grandes veículos de imprensa, a falta de abertura das propostas ao debate público, a falta de clareza de algumas ideias e a potencial consequência de bloqueio de algumas redes sociais do Brasil.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil