Siga-nos

ELEIÇÕES 2022

TSE acelera processo para retirar do ar o que a Corte enquadrar como “fake news”

Publicado

em

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão desta quinta-feira (20), uma proposta de resolução que permite acelerar a retirada de conteúdos enquadrados como “fake news” pela Corte. A partir de agora, o TSE poderá remover direto das redes sociais conteúdos que forem declarados como falsos pelo tribunal.

A medida também limita o acesso de anúncios em sites antes do segundo turno, além de diminuir de 24 horas para 2 horas o prazo para que o conteúdo definido como desinformação saia do ar, sob pena de multa de R$ 100 mil por hora. Entre a antevéspera do pleito de votação e as 72 horas seguintes à eleição, o prazo cai para uma hora.

A decisão vai além. Fica autorizada a suspensão temporária de contas e perfis em redes sociais, em caso de divulgação de conteúdo enquadrados como inverídico.

A Corte Eleitoral justifica que todas as ações estão sendo aplicadas para “enfrentamento à desinformação que atinge a integridade do processo eleitoral”.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defendeu a proposta e sustenta que a resolução diminui o tempo para retirada do conteúdo das redes, além de permitir a exclusão de um mesmo conteúdo tido como fraudulento em diferentes redes sociais.

— Uma vez já definido [que um material é fraudulento, não pode ser perpetuado na rede — explicou o magistrado.

Também fica impedido o anúncio de propaganda em sites e redes sociais 48h antes dia oficial da votação. Com isso, a resolução pode gerar precedentes para outras decisões da Corte — que já derrubou conteúdos de veículos como a Jovem Pan, além de aplicar censura prévia contra a empresa de educação e entretenimento Brasil Paralelo.

Continue Reading
2 Comentários

1 Comentário

  1. User Login

    março 11, 2023 ás 11:51 am

    I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?

  2. gate io giriş

    maio 6, 2023 ás 6:38 am

    After reading your article, it reminded me of some things about gate io that I studied before. The content is similar to yours, but your thinking is very special, which gave me a different idea. Thank you. But I still have some questions I want to ask you, I will always pay attention. Thanks.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos