Siga-nos

Política

UM GRANDE ALVO: OPOSIÇÃO MIRA EM DINO EM SABATINA PARA STF

Publicado

em

O Senado confirmou a sabatina de Flávio Dino, candidato ao STF, e de Paulo Gonet, indicado para a PGR. Mas a oposição bolsonarista já tem uma estratégia, os sabatinadores concentrarão seus questionamentos e esforços na rejeição do atual Ministro da Justiça do governo Lula, persona non grata no meio politico, sem buscar desgastar ou impedir a indicação de Gonet.

A estratégia consiste em suavizar a sabatina, alternando perguntas para Gonet com as mais incisivas para Dino, evitando constrangimentos. Senadores contrários à indicação do ministro da Justiça planejam abordá-lo com questões desconfortáveis, como a suspeita de omissão nos eventos de 8 de janeiro, a visita da esposa de um líder do narcotráfico à pasta sob seu comando, sua defesa da vigilância rigorosa nas redes sociais e a alegada perseguição à direita, entre outros tópicos, assuntos muito caros para Dino e que somam como escândalos desde que assumiu o cargo.

De acordo com um levantamento do Site UOL, que ouviu alguns senadores, o ministro Flávio Dino (PSB) conta com 21 votos a favor de sua indicação ao STF, o que é péssimo para ele, pois dependerá da conquistar de apoio de parlamentares do centrão para ser aprovado, boa parte ligada a ala bolsonarista. Com uma base de apoio formada principalmente de partidos de esquerda, Dino tem futuro incerto, devido ao fato partidos da sua base podem não o apoiar, devido a desgastes internos com o governo.

A sessão para sabatina conjunta de Dino e Gonet está agendada para o dia 13, conforme anunciado nesta quarta-feira (6) pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União-AP). A escolha desse formato foi uma manobra politica de Alcolumbre, apoiador de Dino e que conduzirá a sessão, para facilitar a aprovação de Flávio Dino para o STF. Apesar disso, a rejeição cresce e tornam possível um fato nunca visto nas indicações para o STF, um indicado ser rejeitado pelo Congresso.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos