Siga-nos

economia

URGENTE: Bolsa cai por 3 dias consecutivos em virtude das declarações de Lula

Publicado

em

O mercado financeiro reagiu de forma turbulenta às declarações do petista sobre a distribuição de dividendos da Petrobras, resultando em um cenário desafiador para diversos setores:

O índice Bovespa fechou em baixa de 0,75% nesta segunda-feira, atingindo o menor patamar do ano, pressionado principalmente pelas ações da Vale, que lideraram as perdas, e da Petrobras, afetadas pelas observações feitas por Lula em uma entrevista ao SBT Brasil.

Lula sugeriu que a Petrobras deveria considerar não apenas os interesses dos acionistas, mas também os brasileiros em suas decisões, gerando incertezas sobre a autonomia da empresa. A especulação em torno da mudança na política de dividendos contribuiu para uma queda de mais de 60 bilhões de reais no valor de mercado da Petrobras em apenas dois dias.

Embora tenha havido um breve otimismo com rumores de uma possível reversão na decisão sobre os dividendos extraordinários, as expectativas foram frustradas com os comentários de Lula durante a entrevista, levando a uma volatilidade adicional nas ações da Petrobras.

Além disso, as ações da Vale também enfrentaram pressão devido à queda nos preços do minério de ferro, registrando uma perda de 3,11% durante a sessão, enquanto o minério chegou a cair quase 7% durante as negociações.

As repercussões das declarações de Lula também se estenderam ao mercado cambial, onde o dólar reverteu sua trajetória de queda e encerrou próximo à estabilidade. Os juros futuros acompanharam essa tendência, reduzindo seu ritmo de queda, em meio à expectativa da divulgação do IPCA no Brasil e do CPI nos Estados Unidos.

É importante ressaltar que, com o início do horário de verão nos EUA, o horário de encerramento do pregão regular da B3 passou a ser às 17h.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil