Siga-nos

RELIGIÃO

QUEM FOI NOSSA SENHORA APARECIDA?

Publicado

em

Todo ano, às vésperas de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, dezenas de milhares de romeiros caminham às margens da Rodovia Presidente Dutra em direção ao Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Nossa Senhora Aparecida é uma das principais santas católicas e tem o título de padroeira do Brasil. Representada pela imagem de uma mulher negra, é requisitada por fiéis em momentos de aflição. A história é conhecida: a imagem da santa foi encontrada por pescadores em 1717 nas águas do Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia “pescaram” primeiro o corpo, depois a cabeça da santa.

O mais provável é que ela tenha ido parar no rio após ser descartada por estar quebrada. A aparição no rio fez com que ganhasse o nome de Aparecida e, a partir dela, as redes dos três homens teriam se enchido de peixes, o que foi considerado seu primeiro milagre.

Pesquisadores têm duas hipóteses sobre o tom de pele da imagem. Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio.

Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745. Com o passar dos anos, essa capela se tornou um local de peregrinação até que, em 1928, Aparecida se tornou município.

Entre as histórias de milagres concedidos pela santa, há o relato da libertação de um escravizado chamado Zacarias. Ele voltava acompanhado de um feitor para a fazenda de onde fugira, acorrentado, quando passou pela capela construída para abrigar a santa e pediu permissão para rezar. Zacarias teria se ajoelhado diante de Nossa Senhora Aparecida, e com sua prece, as correntes se soltaram e ele se tornou livre.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil