Política
Em áudio vazado deputado Zé Trovão ataca Bolsonaro: “Maior mau exemplo”
Sem ter conhecimento de que estava sendo gravado, o deputado federal Zé Trovão, alinhado à “ala ideológica” bolsonarista, fez duros ataques contra Jair Bolsonaro, referindo-se a ele como um “mau exemplo”.
Eleito com 71 mil votos no estado de Santa Catarina, Trovão teve vitória obtida após amplo apoio de Bolsonaro como seu cabo eleitoral. Apesar disso, Trovão foi dor de cabeça para o ex-presidente, após enfrenta investigações por suposto incitamento a atos antidemocráticos contra o STF, inclusive tendo sido detido preventivamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
No áudio obtido pela coluna do jornalista Paulo Capelli para o site Metrópoles, ele declara que o ex-presidente representa um pior exemplo da política nacional hoje em dia, além de declarar que Bolsonaro deu a presidência para Lula. Trovão também afirma que o comportamento agressivo de Bolsonaro é a pior parte de sua personalidade.
“Não resolve as coisas no grito, na guerra, não, mano. Eu não sou o Bolsonaro, velho. Que é outro mau exemplo pra política. O maior mau exemplo pra política é o Bolsonaro. Entregou a Presidência da República pro Lula, porque quis desse jeito”, diz Trovão.
O teor da conversa, mostra Zé Trovão fazendo comentários sobre o assessor parlamentar Jackson Schubert, que mostrava descontentamento com o deputado por fazer críticas aos aliados da causa. Trovão dizia que o erro principal era não se aliar mesmo com aqueles com quem havia discordância política, ao purismo bolsonarista.
“Falei – disse Trovão se referindo ao assessor Jackson -, cara não é assim que funcionam as coisas. Tu tá viajando. Tu tem que ter um pouco mais de centro, Jackson.
[…] quantas vezes eu te falei: não gosto do Mauricio Peixer, mas infelizmente eu tô com Mauricio Peixer, faz parte do partido. Eu tenho que tratar com respeito, cara”, afirma o deputado em parte do áudio.
Em pronunciamento trovão afirma que o áudio em questão está fora de contexto e que as críticas feitas não são o que parece.
“Essa parte do áudio – ‘Bolsonaro é o maior mau exemplo’ -, para mim, está esquisita. Eu nunca disse que era mau exemplo pra ninguém. Eu disse que ele cometeu erros. Não concordo com tudo o que ele fez, mas concordo com 99% do que ele fez. Na minha plena convicção e consciência, eu jamais diria que Bolsonaro é mau exemplo”, afirmou o deputado.