Política
Gleisi Hoffmann elogia “democracia chinesa” em Pequim
A deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, elogiou na quinta-feira, 11, o que descreveu como “democracia efetiva” na China. Como reportamos anteriormente, Hoffmann liderou uma delegação de membros do PT em uma viagem a Pequim para participar de um seminário organizado pelo Partido Comunista Chinês.
“O que vejo aqui, inclusive na estruturação do partido e da sociedade, é uma democracia e uma participação que se estende dos estratos mais baixos aos mais altos na condução do país. Gostaria que tivéssemos algo assim nos países onde o capitalismo domina a economia”, afirmou Gleisi em uma entrevista na embaixada do Brasil em Pequim.
Quando questionada sobre a desaprovação de muitos brasileiros em relação à proximidade do PT com regimes autoritários, como o da China, Gleisi respondeu:
“‘Narciso acha feio o que não é espelho’, como diz a música. Por não conhecerem, não conseguem entender todo o processo cultural em construção. Muitas vezes, os países adotam sistemas que podem parecer ruins aos olhos de outros para se protegerem e cuidarem de seu povo, já que não encontram solidariedade”, acrescentou.