Siga-nos

AMÉRICA LATINA

COM LULA A FRENTE DO MERCOSUL, BLOCO ENFRENTA RESISTÊNCIA EM ACORDO COM UNIÃO EUROPEIA

Publicado

em

Ontem, 06 de dezembro, o governo brasileiro realizou uma reunião do Conselho do Mercado Comum, órgão decisório de nível ministerial. Na ocasião, o chanceler Mauro Vieira expressou a expectativa do bloco em assinar “muito em breve” o acordo de livre comércio com a União Europeia, mesmo diante da oposição manifestada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, na semana passada

No último sábado, 2 de dezembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, expressou sua franca oposição ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, classificando-o como ‘antiquado’. As falas do chanceler francês foram dada durante uma coletiva de imprensa na COP28 do Clima da ONU, que ocorre em Dubai até o dia 12 deste mês.

Macron declarou: ‘Se não consigo explicá-lo a nenhum europeu, não vou defendê-lo internacionalmente’. Ele incorporou em seu discurso os argumentos dos produtores agrícolas franceses, que contam com forte representação de congressistas de oposição no país, por conta da disparidade nas normas de proteção ambiental, que são mais rigorosas na França e na União Europeia em comparação ao Brasil.

Crise que se manifesta durante o encerramento da presidência temporária brasileira no Mercosul durante o segundo semestre deste ano e o conflito entre Venezuela e Guiana. O presidente Lula liderará nesta quinta-feira, 07 de dezembro, no Rio de Janeiro, a Cúpula de Chefes de Estado do bloco e Estados associados, evento marca o início da presidência paraguaia a frente do Bloco Econômico sul-americano.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil