Meio Ambiente
Crise ambiental em governo Lula se agrava com paralisações de servidores do IBAMA
Uma pesquisa realizada pela Ascema (Associação Nacional de Servidores Ambientais) indica que a greve da categoria, iniciada de forma gradual desde o início de janeiro, resultou em uma redução significativa de 92,6% no número de autos de infração aplicados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
De acordo com os cálculos dos servidores, foram registrados 118 autos durante a primeira quinzena de 2023, em comparação com apenas 11 no mesmo período de 2024.
Para a Ascema, a atual situação destaca a necessidade urgente de atender às reivindicações dos servidores e ressalta a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais na preservação ambiental. A Associação destaca ainda que, apesar da interrupção das atividades de campo, os servidores continuam a se dedicar ativamente aos processos internos, lidando com uma considerável demanda de instrução de processos e análises nos sistemas dos órgão que se acumulam pela falta de pessoal e meios de ação.