Política
Crise Institucional: Blindagem a Moraes faz Barroso ser alvo de chacota em palestra no Instituto FHC
A blindagem de Alexandre de Moraes pelos ministros do STF tem causado constante constrangimento. A defesa do indefensável gerou uma crise sem precedentes na mais alta corte brasileira.
O caso aconteceu nesta semana, quando Barroso, presidente do STF palestrava no Instituto FHC para plateia seleta. Estavam nas primeiras fileiras o ex-presidente do STF, Nelson Jobim, Armínio Fraga e o criminalista Theo Dias.
Após quase uma hora de discurso, Barroso disse que uma de suas prioridades era manter um ambiente pacífico no STF. A plateia caiu na gargalhada. Barroso não sorriu. Fechou a cara mostrando seu descontentamento com a reação dos seletos interlocutores.
Após o silêncio, Barroso insistiu no tema de pacificação, mas os risos cessaram apenas pela “censura facial” de Barroso, que constrangido, perdeu o rumo do discurso. O deboche não ocorreu em evento bolsonarista ou de direita, mas o escárnio aos ministros chegou aos seus pares e gerou uma crise interna entre os membros da corte que para proteger Alexandre de Moraes foram arrastados para o descrédito. Apenas agora, os ministros estão vendo o tamanho do boleto gerado Moraes, que pode ser impagável.