Brasil
Gleisi já foi investigada por desvio em consignados e agora tenta abafar fraude bilionária no INSS

A história se repete: quem ontem foi alvo da PF, hoje age para proteger o governo e silenciar investigações
Enquanto o Brasil assiste ao desenrolar do maior escândalo de fraudes da história do INSS, envolvendo desvios bilionários em benefícios sociais, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, assume um papel estranho: ao invés de exigir investigação, ela atua nos bastidores para evitar a criação de uma CPI no Congresso. Mas a história recente ajuda a entender o motivo.
Em 2018, a Polícia Federal apontou que Gleisi teria sido beneficiada com recursos desviados de empréstimos consignados, esquema operado por empresas que atuavam junto a servidores e aposentados. Os valores teriam sido usados em sua campanha ao Senado em 2010. A denúncia foi revelada pela Gazeta do Povo, com base em inquérito da Operação Lava Jato.
Embora o caso tenha sido arquivado por falta de provas definitivas — como é comum em processos envolvendo figuras do alto escalão político — o episódio revela um padrão: o PT e seus aliados constantemente aparecem em esquemas que envolvem recursos públicos destinados à população mais pobre e vulnerável.
Agora, em 2025, Gleisi tenta desqualificar denúncias sobre o INSS, atacando adversários como o deputado Nikolas Ferreira, que expôs o caso nas redes sociais. Em vez de cobrar transparência, a presidente do PT acusa a oposição de politizar o tema, numa tentativa de proteger o governo Lula do desgaste.
“Gleisi quer que o Brasil esqueça que ela mesma já foi alvo da PF por esquemas semelhantes. Mas o povo não tem memória curta. O que está em jogo não é um partido, é a verdade”, declarou um deputado da oposição à Revista Brasil.
🕵️♂️ Fraude no INSS: o novo capítulo de uma velha história
A Polícia Federal investiga uma rede criminosa que atuava dentro do INSS, desviando milhões por meio de descontos fraudulentos em benefícios sociais. Até agora, ninguém do alto escalão foi responsabilizado. E enquanto isso, Gleisi atua para bloquear qualquer investigação parlamentar.
O que ela teme? Por que tanto esforço para enterrar uma CPI?
