Siga-nos

AMÉRICA LATINA

GUERRA À VISTA: MADURO APRESENTA MAPA COM TERRAS QUE PRETENDE ANEXAR DA GUIANA

Publicado

em

Maduro revela ao mundo em coletiva de imprensa uma ‘atualização do mapa’ da Venezuela, incluindo a incorporação do Essequibo, região pertencente a Guiana e, anuncia a concessão de licenças para a exploração de petróleo nessa área.

ENTENDA

O presidente venezuelano ordenou a publicação e distribuição do mapa em escolas e universidades. A nova versão inclui o território da Guiana, reivindicado pela Venezuela. Um referendo no domingo ratificou a anexação dessa área, localizada na fronteira com o Brasil, intensificando as tensões e alimentando preocupações sobre um potencial conflito regional. A Guiana não participou e nem foi comunicada sobre o referendo.

ESCALADA DO CONFLITO

Na terça-feira, 5 de dezembro, Maduro utilizou as redes sociais para anunciar um decreto que estabelece a ‘zona de defesa integral Guayana Essequiba’, como é denominada na Venezuela. Além disso, apresentou à assembleia de deputados do país um projeto de lei que propõe a criação da província, indicando, na prática, a intenção de seu governo de buscar a anexação dessa região, o que significa um escalada do conflito na área reivindicada. O que pode levar para uma guerra com envolvimento internacional da América do Sul.

RESPOSTA DA GUIANA

A resposta da Guiana foi prontamente dada. O líder do país, Irfan Ali, afirmou que pretende recorrer ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Na semana anterior, a Corte Internacional de Justiça, a mais elevada instância da ONU para resolver disputas entre nações, proibiu a Venezuela de buscar a anexação do território de Essequibo.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil