Política
Lesa Pátria: PF localiza 65 fugitivos de 8 de janeiro na Argentina
As investigações de uma nova fase da operação Lesa Pátria, conduzida pela Polícia Federal (PF) e iniciada nesta quinta-feira (6/6), revelaram que aproximadamente 65 indivíduos considerados fugitivos devido aos eventos de 8 de janeiro de 2023, entraram na Argentina e solicitaram asilo no país. Nenhum desses procurados passou pelos controles migratórios. As investigações indicam que essas pessoas provavelmente ingressaram na Argentina escondidas em porta-malas de veículos, caminhando pela ponte na fronteira ou cruzando o rio Paraná, que separa os dois países.
O Brasil solicitará a extradição dos fugitivos. Os nomes dos procurados que ainda não foram capturados serão adicionados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
A PF declara que os procurados violaram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, com o intuito de “evitar a aplicação da lei penal”. Entre as violações estão a quebra de tornozeleira eletrônica, mudança de endereço sem notificação e o não comparecimento às audiências judiciais.