Siga-nos

ELEIÇÕES 2022

LIRA QUER PAUTAR PROJETO QUE CRIMINALIZA ERROS DE INSTITUTOS DE PESQUISA

Publicado

em

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira  (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (5) que pretende pautar o projeto que criminaliza erros de institutos de pesquisas eleitorais na semana que vem, se o texto for apresentado oficialmente nos próximos dias.

Lira também já sinalizou que dará andamento a pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os institutos de pesquisa, se alcançar as 171 assinaturas mínimas necessárias.

Um projeto para instalar uma CPI “destinada a investigar o uso político dos institutos de pesquisas eleitorais a fim de influenciar o resultado das eleições em favor de determinados candidatos, partidos ou espectro político” é articulado por aliados do presidente Bolsonaro.

Um texto que circula pela Casa é de coautoria dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Guilherme Derrite (PL-SP) e Paulo Eduardo Martins (PL-PR).

“Acabou. Já tem muito tempo que essa farra acontece, com a notória intenção de manipular os eleitores a preço de ouro, porque alguém paga por essas pesquisas”, declarou Eduardo Bolsonaro nesta quarta no plenário da Câmara, ao citar divergências de pesquisas e resultados oficiais.

“Está mais do que na hora de vermos quem paga essas pesquisas, a metodologia com que elas são feitas e colocar um freio, porque elas estão muito à vontade. Não são todos os institutos de pesquisa, mas a maioria deles errou.”

Também presente à sessão, a líder da bancada do PSOL, deputada federal Sâmia Bomfim (SP), disse, em resposta a Eduardo Bolsonaro, que “as pesquisas são a urna eletrônica da vez”. “Eles sempre tentam encontrar fantasmas para justificarem a própria falência, ou a falência de projeto e de aprovação, a falência diante do resultado das urnas.”

Pela proposta apoiada por Eduardo Bolsonaro, serão investigadas as pesquisas a partir do ano de 2014, de candidatos a prefeito, governador, senador e presidente da República, até as eleições de 2022

Segundo a assessoria de Carlos Jordy, a coleta de assinaturas em apoio à CPI na Câmara começou na manhã desta quarta e está com 21 apoiamentos, até o momento.

No Senado, o senador Marcos do Val (Podemos-GO) também busca apoio para a instalação de uma CPI com o mesmo objetivo. Ele havia reunido 22 das 27 assinaturas necessárias até às 14h45, informou sua assessoria.

Na terça (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o pedido de CPI será tratado dentro da normalidade e de acordo com o regimento da Casa.

Continue Reading
Deixar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil

Isso vai fechar em 20 segundos