Eleições
LULA: MINISTRA DO TSE CONCLUI QUE LULA PEDIU VOTO NO PIAUÍ E MANDA RETIRAR VÍDEO DO AR

Em sua participação em evento no Piauí, Lula pediu votos para ele, Wellington Dias e Rafael Fonteles, o que é proibido. Os pedidos de voto só podem começar oficialmente a partir do dia 16 deste mês (agosto).
Maria Claudia Bucchianeri, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu que o vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu votos no Piauí e deve ser retirado do ar. O evento que teve participação do presidenciável ocorreu na última quarta-feira (03 de julho) em Teresina, contando com participação de candidatos, como ao governo do estado e ao senado federal.
Em parte de seu discurso, Lula, afirma que:
“Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que têm disposição de votar em mim, que têm disposição de votar no Wellington, eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro votem em mim, votem no Wellington, mas, primeiro, votem no Rafael, porque ele vai cuidar do povo do Piauí”.
Segundo a ministra, este pedido fere a legislação eleitoral, pois segundo ela “[há], no entanto, um núcleo mínimo que permaneceu vedado pela legislação eleitoral, até que se inicie oficialmente o período de campanha, qual seja, o ‘pedido explícito de voto’”
