GUERRA
No Egito, Lula volta a criticar Israel e afirma que estão matando mulheres e crianças a pretexto de derrotar Hamas
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (15) que Israel descumpre decisões tomadas pela ONU e por outros órgãos multilaterais sobre a reação bélica ao grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza.
O petista disse que as Nações Unidas “não têm forças suficientes” atualmente para evitar guerras e, mais uma vez, defendeu a reforma dos órgãos multilaterais internacionais. “A única coisa que se pode fazer é pedir paz pela imprensa, mas me parece que Israel tem a primazia de descumprir, ou melhor, de não cumprir nenhuma decisão emanada da direção das Nações Unidas”, disse Lula.
Lula voltou a dizer que a reação israelense “não tem explicação” porque está matando mulheres e crianças em Gaza e que, o comportamento de Israel é um pretexto para derrotar o Hamas, coisa jamais vista em qualquer guerra que eu tenha conhecimento.
O atual presidente do Brasil se encontrou com o líder egípcio Abdel Fattah al-Sisi, no Cairo. A reunião, pautada pela crise na Faixa de Gaza e a situação dos brasileiros na região, ganhou contornos de crítica aberta às ações de Israel.