Siga-nos

JUSTIÇA

Piauí na mira da PF, entenda caso

Publicado

em

A Controladoria-Geral da União (CGU) anunciou hoje, 19 de dezembro de 2023, o lançamento da Operação Creta, um dos desdobramento da Operação Argentum de 2017. A iniciativa fora voltada para a investigação de esquemas de fraude em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no estado do Piauí. A ação, realizada em colaboração com a Polícia Federal (PF), tem como objetivo a execução de 16 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Piauí, Ceará e Distrito Federal. Adicionalmente, a operação determinou o bloqueio de R$ 17 milhões nas contas dos suspeitos.

Conforme a CGU, o modus operandi do grupo sob investigação envolve “contratações por meio de licitações fraudadas”, assim como a “execução de obras superfaturadas, conduzidas por gestores e ex-gestores dos municípios envolvidos”.

No Piauí as ações foram cumpridas nas cidades de Teresina, Valença e Pimenteiras, seguindo as ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Segundo a PF, a primeira parte dessa investigação e cumprimentos de mandados tem valor de adquirir mais provas para os casos.

”O objetivo desta ação é interromper a prática criminosa, coletar provas para reforçar a tese investigativa e identificar outros servidores públicos ou particulares envolvidos no esquema, bem como recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados”, afirma nota da PF.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil