Siga-nos

Política

Precedente para Corrupção: Transparência Internacional crítica governo Lula por indicação de Zanin, Dino e Gonet

Publicado

em

A Transparência Internacional divulgou um documento nesta terça-feira (30) no qual critica as nomeações de Cristiano Zanin e Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal) e faz ressalvas à nomeação de Paulo Gonet para a PGR (Procuradoria-Geral da República), destacando que Gonet não foi escolhido de acordo com a lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).

Segundo a instituição, no governo de Lula há uma negligência no “resgate da autonomia do sistema de Justiça”. O relatório enfatiza que a escolha de um advogado particular de Lula para o Supremo, referindo-se à nomeação de Cristiano Zanin em julho de 2023, é contrária à autonomia do Judiciário e causou “espanto e decepção em sua base de apoio”.

A nomeação de Flávio Dino também recebeu críticas por parte da sociedade, conforme aponta o documento, desta vez devido ao “perfil político para um tribunal já excessivamente politizado”. O relatório destaca ainda o acentuado desequilíbrio de gênero no Supremo com as duas indicações feitas por Lula.

A instituição também aponta a prática de um “judiciário de coalizão”, evidenciado pela escolha do novo procurador-geral, Paulo Gonet, que ocorreu por meio de negociações políticas envolvendo membros do STF. Gonet foi nomeado em dezembro de 2023.

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil