Brasil
Um brasil pardo, revela dados do Censo 2022
Os dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram pela primeira vez que o Brasil registrou uma autodeclaração maior da população como parda em comparação com a autodeclaração como branca. Além disso, houve um aumento nas populações preta e indígena. Aquela parcela da população que se autodeclara branca, assim como amarela, diminuiu, segundo o Censo de 2022.
A fatia da população brasileira que se autodeclaram pardos experimentou um crescimento de 11,9% desde 2010, ultrapassando o número de brancos e ascendendo como o maior grupo racial do país pela primeira vez, representando 45,3% da população, conforme os dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Adicionalmente, a população que se autodeclara preta também apresentou um aumento, com 10,2% dos brasileiros identificando-se como pretos. Da mesma forma, a comunidade indígena também registrou crescimento, com 0,8% dos brasileiros identificando-se como pertencentes a esse grupo étnico.
Por outro lado, a proporção da população que se autodeclara branca continuou a diminuir, seguindo a tendência observada desde 2000, e agora ocupa a posição de segundo maior grupo racial, representando 43,5% da população.
A proporção da população autodeclarada como amarela também diminuiu, atingindo 0,4%, e retornou ao nível de três décadas atrás.