Siga-nos

SAÚDE

Vacinas contra a Covid serão obrigatórias para crianças a partir dos primeiros meses

Publicado

em

Nesta segunda-feira (1º), o novo calendário vacinal, tornou obrigatório para os pais levarem seus filhos para serem vacinados contra a covid-19 com vacinas do laboratório da Pfizer. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o foco principal será nas crianças com idade entre seis meses e cinco anos.

Da mesma forma que a vacina contra a Influenza (o vírus da gripe), as vacinas contra a Covid-19 serão atualizadas anualmente. Conforme explicado pela secretária de Vigilância, Ethel Maciel, a inclusão da vacina contra a Covid no calendário nacional de vacinação segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em outubro, o governo Lula incorporou a vacina ao Programa Nacional de Imunizações, estabelecendo que bebês a partir dos seis meses devem receber a imunização contra o coronavírus.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos terá uma tampa laranja, enquanto a vacina para adolescentes a partir de 12 anos será a Pfizer bivalente com tampa cinza. Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), indica que há estoque da vacina Pfizer baby no Ministério da Saúde. No entanto, a recomendação da câmara técnica das sociedades brasileiras de Pediatria e de Imunizações é utilizar a vacina monovalente da Pfizer, atualizada para a variante XBB 1.5, nas crianças. Este novo imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para as crianças nessa faixa etária, o esquema de vacinação consiste em três doses contra a covid-19. A primeira deve ser administrada aos seis meses, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. A partir dos cinco anos, as doses de reforço serão aplicadas apenas às crianças que fazem parte do grupo prioritário, incluindo aquelas com comorbidades e deficiência permanente

Continue Reading
Deixar um comentário

© Copyright 2021 - 2024 - Revista Brasil