Política
Governo Lula expõe réplicas gigantes da Constituição em Brasília
Um ano após os atos de 8 de janeiro de 2023, hoje (08), Brasília despertou com réplicas em tamanho gigante da Constituição Federal espalhadas pela Praça dos Três Poderes, onde se encontram os edifícios invadidos e danificados naquele fatídico episódio.
Essa intervenção faz parte dos eventos planejados para esta segunda-feira, que recordam a tentativa golpista. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se unem em manifestações que buscam transformar a data em uma celebração da “vitória da democracia”.
O Supremo Tribunal Federal (STF) organizou uma exposição com peças danificadas e fragmentos dos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro. Naquela data, golpistas invadiram e vandalizaram o plenário da Corte, resultando em prejuízos que ultrapassam os R$ 12 milhões.
A exposição será inaugurada pelo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso, nesta segunda-feira, e estará aberta ao público a partir das 13h de terça-feira (9/1).
Também nesta segunda-feira, às 15h, o Salão Negro do Congresso Nacional receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do STF, Barroso, além de diversas autoridades, como governadores, ministros, parlamentares e outros.